Revisão de ciências: O sistema solar – 4º ano

Atividade de ciências: O sistema solar

   Esta é uma atividade de revisão de ciências, para alunos do quarto ano, esta atividade trata sobre o sistema solar. Esta é uma atividade de revisão para a avaliação bimestral de ciências.

   Estamos disponibilizando este texto em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir).  Você pode também baixar a avaliação bimestral voltada a este conteúdo.


 

 

 

Faça o download desta atividade em:

 

Você pode encontrar a avaliação desta atividade em: Avaliação de ciências: O sistema solar – 4º ano.

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Revisão de ciências

 

O sistema solar.

   Dentro do universo está a nossa galáxia, a via – láctea, e dentro desta está o sistema solar. O sistema solar é o conjunto de planetas que incluem a terra, todos esses planetas orbitam o sol.

   o sistema solar é composto por:

  • Oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
  • O Sol que é nossa estrela mais próxima, e o centro do nosso sistema solar.
  • Satélites naturais, como as luas.
  • Satélites artificiais, como os de telefonia e TV a cabo.
  • Cometas
  • Asteróides.

   Existem dois tipos de corpos celestes: os que possuem luz própria, como as estrelas e os que não têm luz própria como os planetas.

   Fora do sistema solar temos muitas estrelas e a mais próxima é o sol.

   O Sol é o centro do nosso sistema solar, e todos os planetas giram em torno dele. Esse movimento que os planetas fazem em torno do Sol chama-se órbita.

   Para observar o espaço o homem criou vários inventos como: lunetas, telescópios, planetários, naves espaciais, sondas, satélites artificiais e viagens espaciais.

   O planeta terra não fica parado ele tem dois movimentos principais, a rotação e a translação. O movimento da terra em volta dela mesma é chamado rotação (a rotação leva 24 horas) e o movimento da terra em torno do sol é chamado translação (a translação leva 365 dias ou 1 ano).

   A terra não fica sempre em pé, ela tem uma inclinação que se modifica no decorrer do ano, esse movimento chama-se inclinação sazonal. Essa diferença de inclinação dita as estações do ano, essa mudança entre as estações não ocorre de maneira suave. Os seres vivos se adaptam a essas variações sazonais (climáticas).

   Os homens são seres basicamente diurnos (que trabalham melhor durante a manhã), porém quando necessário pode se adaptar ao modo vespertino (que trabalham melhor durante a tarde ou noite). O homem é um dos poucos animais que consegue se adaptar, os animais costumam ser ou são matutinos, vespertinos ou noturnos. Estes ritmos de hábitos em relação ao dia e noite chama-se ritmos circadianos.