Interpretação de texto: Suco de uva – 2º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Suco de uva - 2º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, intitulado “Suco de uva”, direcionada aos estudantes do 2º do Ensino Médio. As questões propostas exploram a temática e, sobretudo, os recursos linguísticos empregados na construção do citado texto, que trata dos variados benefícios à saúde, advindos da ingestão do suco de uva.

    Você pode fazer o download desta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 


 

    Baixe esta interpretação em:

 

    

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

                                                                                 Suco de uva                                                                          suco de uva               

    Mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonoides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonoides no suco de uva — como no vinho — se mostraram capazes de evitar a oxidação do LDL (colesterol ruim) e lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.

    O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose e é diretamente assimilável: não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos. É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.

    Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Disponível em: <http://belezaesaude.com/uva/>.

 

Questão 1 – Leia o que se afirma sobre o texto:

I. Busca-se apresentar os benefícios advindos do consumo do suco de uva, incentivando o seu consumo.

II. A ingestão de suco de uva faz com que as pessoas se sintam com mais disposição.

III. O vinho e o suco de uva contêm idênticas propriedades nutricionais.

 Está correto apenas o que afirma em:

a) I

b) II

c) I e II

d) I, II e III

 

Questão 2 – Explicite a ideia sugerida pelos conectores sublinhados:

a) “É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.”.

 

b) “O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, […]”.

 

c) “Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, […]”.

 

 

 Questão 3 – Observe:

“O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose e é diretamente assimilável: não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos.”

A função dos dois-pontos nesse trecho é:

a) introduzir uma explicação.

b) indicar uma enumeração.

c) inserir uma citação.

d) apresentar exemplos.

 

Questão 4 – Identifique no texto a forma pronominal utilizada para a retomada ao suco de uva:

 

 

Questão 5 – Assinale o trecho que evidencia a fala direta do locutor (autor) com o interlocutor (leitor):

a) “Os flavonoides no suco de uva — como no vinho — se mostraram capazes de evitar a oxidação do LDL (colesterol ruim) e lipoproteínas de baixa densidade, […]”.

b) “É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.”.

c) “O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga.”.

d) “Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.”.

 

Questão 6 – Em “É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.”, o termo evidenciado por ser substituído por:

a) incontidos

b) atraídos

c) sensibilizados

d) acometidos

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

 




Um comentário para Interpretação de texto: Suco de uva – 2º ano do ensino médio

  1. Joaquim Guimarães disse:

    Muito importante conhecer os benefícios advindos do consumo de um alimento. Agora, gosto ainda mais do suco de uva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *