Interpretação de texto: O trabalho e o meio ambiente – 2º ano do ensino médio

Interpretação de texto: O trabalho e o meio ambiente - 2º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, voltada para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, exige o acionamento de diversificadas habilidades de leitura. As variadas questões são sobre o texto O trabalho e o meio ambiente, de Marcelo Nunes Mestriner.

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ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

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O trabalho e o meio ambiente

    Quando pensamos em trabalho, logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo ou do tempo que vamos gastar executando essa atividade. O que revela uma visão um tanto egoísta, pois nos viramos sempre para nós mesmos; se envolver dinheiro ou nota, aí sim que o eu mesmo fala mais alto. Antes de continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho.

    Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício para quem executa essa ação. 

    Veja que nessa conceituação aparecem os termos ação, meio, modificação e benefício. As preocupações humanas: esforço, tempo e valorização não entram nesse conceito, não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual, em que o que interessa é o benefício próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao meio.

    Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima, as ferramentas, o produto e os resíduos. Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem ou até a execução de uma atividade proposta de matemática: nesse caso, a mão de obra é o aluno, a matéria-prima é seu conhecimento, as ferramentas são lápis, borracha, papel, etc., o produto é o próprio trabalho e os resíduos são as raspas de borracha, as tiras de madeira do lápis apontado, as unhas roídas, etc.

    Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas horas “perdidas” para executá-lo e com o esforço mental e físico para sua realização. Após a execução, simplesmente, ficamos preocupados com a entrega e a valorização (nota dada ao produto de nosso esforço).

Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000, p.27-8.

 

Questão 1 – Na construção do texto, o autor não:

a) critica a visão humana relativa ao trabalho.

b) compara as atividades realizadas por um profissional e as atividades realizadas por um aluno.

c) conceitua o “trabalho” de forma abrangente.

d) apresenta sugestões para uma mudança de postura no trabalho.

 

Questão 2 – Registra-se o diálogo direto com os leitores na seguinte passagem:

a) “Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio […]”

b) “A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual […]”

c) “Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima […]”

d) “Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas […]”

 

Questão 3 – “[…] não visa só a nosso “umbigo”. O termo grifado foi colocado entre aspas porque:

a) consiste em uma metáfora.

b) é uma citação de autoria alheia.

c) sinaliza uma forma gramaticalmente incorreta.

d) apresenta duplo sentido.

 

Questão 4 – “[…] sendo ignoradas as modificações […]”. Essa palavra poderia ser substituída por:

a) equivocadas

b) menosprezadas

c) efêmeras

d) privilegiadas

 

Questão 5 – No segmento “Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem […]”, o conectivo destacado introduz uma:

a) comparação

b) observação

c) exemplificação

d) conclusão

 

Questão 6 – Em todas as alternativas, o pronome sublinhado retoma o “trabalho”, exceto em:

a) “[…] logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo […]”

b) “[…] que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício […]”

c) “[…] em que o que interessa é o benefício próprio […]”

d) “[…] com as longas horas “perdidas” para executá-lo […]”

 

Questão 7 – No trecho “[…] não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”., o termo grifado estabelece a ideia de:

a) adição

b) oposição

c) causa

d) explicação

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.




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