Interpretação de texto: Hábitos saudáveis – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto: Hábitos saudáveis - 4º ou 5º ano

   Esta é uma atividade de interpretação de texto sobre os hábitos saudáveis, voltada a alunos do quarto ou quinto ano.

   Você pode baixar esta interpretação em Word (modelo que pode ser editado), em PDF (atividade pronta para impressão) e a atividade respondida.

 

 


 

 

   Faça o download desta interpretação em:

 

 

ESCOLA:                                                    DATA:

PROF:                                                        TURMA:

NOME:

 

HÁBITOS SAUDÁVEIS

 

   VAMOS DEIXAR O CORPO TIRAR AQUELA SONECA, DESCANSANDO UM POUCO DAQUELA VIDA DURA, E FALAR UM POUCO SOBRE O SONO. SEJA QUAL FOR SEU GÊNERO _ DORMINHOCO OU SEMPRE LIGADO _ O RECADO É O MESMO. NÃO BASTA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS: DORMIR TAMBÉM É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE DO CORPO E DA MENTE. A FALTA DE SONO _ OU O SONO MAL DORMIDO _ FAZ TANTO ESTRAGO QUE A LISTA PARECE NÃO TER FIM: NÃO DORMIR OU DORMIR MAL PROVOCA IRRITAÇÃO, CANSAÇO, MAU HUMOR, FALTA DE CONCENTRAÇÃO E DE MEMÓRIA, ALÉM DE ALTERAR O METABOLISMO, PREJUDICANDO A DIGESTÃO.

   PROBLEMAS COM O SONO PODEM ATÉ INTERFERIR NO DESEMPENHO NA ESCOLA. O SONO É TÃO IMPORTANTE QUE, A TODA HORA CIENTISTAS ESTÃO REALIZANDO TESTES PARA ESTUDAR SEUS MECANISMOS E EFEITOS. E, ÀS VEZES, UMA PESQUISA REALIZADA DO OUTRO LADO DO MUNDO PODE MODIFICAR TOTALMENTE SUA ROTINA. FOI O QUE ACONTECEU NUMA ESCOLA NA CIDADE DE SÃO PAULO, QUE RESOLVEU TRANSFERIR PARA O TURNO DA TARDE AS AULAS DA 5ª SÉRIE. TUDO PORQUE UMA CIENTISTA AMERICANA DESCOBRIU QUE OS ADOLESCENTES PRECISAM DORMIR MAIS DO QUE QUANDO CRIANÇAS _ EM MÉDIA, 9 HORAS E 15 MINUTOS. SE ELES ACORDAM MUITO CEDO PARA IR À ESCOLA, SEM TER DORMIDO O SUFICIENTE, ACABAM PERDENDO JUSTAMENTE A FASE DO SONO QUE GARANTE BOA MEMÓRIA E APRENDIZADO. E LÁ VEM NOTA BAIXA! SE CONTINUAR ASSIM, ESSA CIENTISTA AMERICANA VAI VIRAR A FADA MADRINHA DOS ADOLESCENTES PREGUIÇOSOS…

   A GENTE PODE IMAGINAR O CÉREBRO COMO UM COMPUTADOR, QUE NO FINAL DO DIA COMEÇA A FICAR LENTO COM TANTA INFORMAÇÃO NA MEMÓRIA. O SONO VEM PARA FAZER UMA FAXINA GERAL, “LIMPANDO” ALGUNS ARQUIVOS DESNECESSÁRIOS E ABRINDO ESPAÇO PARA NOVAS INFORMAÇÕES. É DURANTE A FASE INICIAL DO SONO, QUE O CÉREBRO ORGANIZA A MEMÓRIA RECENTE DO DIA E RESTABELECE O NÍVEL DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. TRADUZINDO: AI, QUE TRANQUILIDADE…

TEXTO RETIRADO DO SITE: HTTP://WWW.CANALKIDS.COM.BR

 

COMPREENSÃO DE TEXTO

 

1)    QUE TEMA ABORDA O TEXTO?

 

 

 

2)    ONDE ELE FOI PUBLICADO?

 

 

 

3)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

 

 

 

4)   DE ACORDO COM O TEXTO QUAIS ESTRAGOS TRAZEM UMA NOITE MAL DORMIDA?

 

 

 

 

 

5)   PORQUÊ EM UMA ESCOLA DE SÃO PAULO O 5º ANO FOI TRANSFERIDO PARA O PERÍODO DA TARDE?

 

 

 

 

 

6)   O TEXTO FAZ UMA COMPARAÇÃO ENTRE O CÉREBRO E O COMPUTADOR. NESTE CENÁRIO QUAL É A FUNÇÃO DO SONO:

 

 

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

 




5 Comentários para Interpretação de texto: Hábitos saudáveis – 4º ou 5º ano

  1. ROSELENE disse:

    Parabéns muito boas as atividades,gostaria de receber outras atividades.Obrigada

  2. Lucinani Goulart disse:

    Gostaria de receber atividades para 5ªano ensino fundamental com gabarito.Desde já agradeço.

  3. Ariane Caroline Mendes disse:

    ola gostei muito das atividades e gostaria de receber opções para o 5 ano

  4. OTIMAS ESSAS TAREFAS GOSTARIA DE RECEBER OUTRAS DE TODAS AS DISCIPLINAS ESTOU COM 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL .
    GRATA SE ATENDIDA FOR

  5. Claudia Muricy disse:

    Este site é maravilhoso. Sou uma mãe dedicada e atenta com os estudos do meu filho e sempre procuro atividades ( com resposta ) para que ele possa exercitar e depois eu corrigi. Gostaria muito de receber atividades de expressão numérica ( indica uma expressão de acordo com o problema apresentado. Ele está no 5º ano)

    Desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *