Interpretação de Texto: Gênero resenha de livro – 8º ou 9º ano

Interpretação de Texto: Gênero resenha de livro - 8º ou 9º ano

    Interpretação de texto, gênero resenha de livro “Lobo-guará ganha livro com fotos e histórias”, direcionada aos estudantes do 8º ou 9º ano. As atividades visam ao estudo das características inerentes à construção do gênero em questão.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.


 

 

 

 

    Faça download desta interpretação em:

 

 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

 

Leia esta resenha:

Lobo-guará ganha livro com fotos e histórias

    ((o)) eco tem a honra de ter entre seus colaboradores Adriano Gambarini, um dos mais reconhecidos fotógrafos brasileiros de natureza. E é com prazer que anunciamos sua mais nova realização: o livro Histórias de um lobo, escrito em parceria com o biólogo Rogério Cunha de Paula, cujo trabalho que já dura 15 anos com Lobos-guará da Serra da Canastra é reconhecido mundialmente.

    Com prefácio do naturalista George Schaller, ícone da conservação, o livro une as imagens de Gambarini com o conhecimento científico de Rogério para desmistificar o lobo-guará, que eles descrevem como um animal tímido, que se alimenta principalmente de frutos e, por isso, cumpre papel importante de dispersar sementes pelo Cerrado. Ameaçado de extinção, a espécie precisa ser mais apreciada e compreendida.

    Guará significa vermelho em tupi. A obra traz 150 imagens desse lobo vermelho, de pernas finas e elegantes, que ocorre na América do Sul, principalmente no Cerrado brasileiro.

Sobre o livro:    

Título: Histórias de um lobo (167 páginas)

Autores: Rogério Cunha de Paula e Adriano Gambarini               Lobo -

Apoio: Lei de Incentivo à Cultura

Sobre os autores:

Rogério Cunha de Paula é biólogo, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) e pesquisador associado da OSCIP Instituto Pró-Carnívoros. […]

Adriano Gambarini é fotógrafo desde 1992, com experiência em documentação de expedições a regiões remotas. Um dos principais fotógrafos da National Geographic Brasil, é autor  de 12 livros de arte, entre eles Serra da Canastra e Natureza Conservação e Cultura. […]

Disponível em: <http://amigodolobo.org/lobo-guara>.

Questão 1 – Identifique:

a) O objetivo de quem produziu a resenha:

 

 

 

b) O público a que se destina:

 

 

 

Questão 2 – Resuma, com as suas palavras, o tema a que se dedica o livro “Histórias de um lobo”:

 

 

 

 

Questão 3 – Assinale a alternativa que contém a opinião do autor da resenha sobre o livro:

a) “[…] um animal tímido, que se alimenta principalmente de frutos […]”.

b) “Ameaçado de extinção, a espécie precisa ser mais apreciada e compreendida.”.

c) “A obra traz 150 imagens desse lobo vermelho […]”.

d) “Guará significa vermelho em tupi.”.

 

Questão 4 – Note que foram apresentadas informações relativas aos autores do livro “Histórias de um lobo”. Com qual objetivo?

 

 

 

 

Questão 5 – O autor do texto se refere ao lobo-guará das seguintes formas, exceto:

a) animal tímido

b) a espécie

c) esse lobo

d) desse lobo vermelho

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

 

 






Um comentário para Interpretação de Texto: Gênero resenha de livro – 8º ou 9º ano

  1. Graciela Alencar disse:

    Muito rica a abordagem do gênero “resenha”! Adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *