Interpretação de texto: Capoeira – 2º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Capoeira - 2º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, “Capoeira”, direcionada aos estudantes inseridos no 2º ano do Ensino Médio. As questões propostas contemplam a temática e, sobremaneira, o vocabulário presente no texto.

    Faça o download desta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 


 

    Baixe esta interpretação de texto em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

Capoeira

Gustavo Pereira Côrtes

    Dança, luta ou jogo de origem negra, foi introduzida no Brasil pelos escravos bantos de Angola, tendo-se difundido com grande intensidade no Nordeste do Brasil, especialmente nas capitanias da Bahia e de Pernambuco, durante o período colonial. Marcada por movimentos que imitavam animais, era utilizada como instrumento de defesa pessoal. Seu nome se refere às antigas roças, conhecidas por capoeiras, onde os negros realizavam seus treinos. Após a abolição, a capoeira foi marginalizada, sendo reprimida pela polícia da época.

    Em Recife e também no Rio de Janeiro, não há um estilo sincronizado, sendo considerada um jogo de rua, uma malandragem. Na Bahia, assume um caráter especial, uma vez que é marcada pala presença de cantigas de roda e pelo uso de berimbaus e pandeiros, o que lhe confere um aspecto amigável e menos ofensivo.

    Atualmente, vulgarizou-se e pode ser encontrada em todo o país, relacionada a atividades ligadas ao esporte e à educação. A indumentária é simples, com calças largas e cordões amarrados na cintura, que indicam o estágio no qual o participante se insere.

 Dança, Brasil: festas e danças populares. Belo Horizonte: Leitura, 2000.

 

Questão 1 – Coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:

____ Originalmente africana, a capoeira difundiu-se primeiramente no Nordeste do Brasil.

____ Ainda hoje a capoeira tem por objetivo principal a defesa pessoal.

____ A capoeira sofreu transformações em razão de sua disseminação pelo Brasil.

____ Capoeira designa as antigas roças, onde os negros realizavam treinamentos.

A sequência correta é:

a) F, V, F, V.

b) V, F, V, F.

c) V, F, V, V.

d) V, F, F, V.

Nas questões de 2 a 4, assinale a alternativa que substitui o termo destacado em cada sentença, tendo em vista o contexto em que se insere:

 

Questão 2 – “[…] tendo-se difundido com grande intensidade no Nordeste do Brasil […]”.

a) petrificado

b) aperfeiçoado

c) extinguido

d) disseminado

 

Questão 3 – “Após a abolição, a capoeira foi marginalizada, sendo reprimida pela polícia da época”:

a) influenciada

b) coibida

c) divulgada

d) observada

 

Questão 4 – “Atualmente, vulgarizou-se e pode ser encontrada em todo o país, relacionada a atividades ligadas ao esporte e à educação.”.

a) popularizou-se

b) ridicularizou-se

c) restringiu-se

d) atenuou-se

 

Questão 5 – Releia:

“Na Bahia, assume um caráter especial, uma vez que é marcada pala presença de cantigas de roda e pelo uso de berimbaus e pandeiros, o que lhe confere um aspecto amigável e menos ofensivo.”.

A expressão conectiva sublinhada introduz, no contexto acima, uma:

a) consequência

b) condição

c) continuidade

d) causa

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

 




Um comentário para Interpretação de texto: Capoeira – 2º ano do ensino médio

  1. Bárbara Barbosa dos Santos disse:

    Muito ricas as questões elaboradas! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *