Interpretação de texto – Artigo de opinião – 2º ano do Ensino Médio

atividade de Interpretação de texto - Artigo de opinião - 2º ano do Ensino Médio

    Interpretação de texto do gênero artigo de opinião, intitulado “Viver em sociedade”, destinada aos alunos inseridos no 2º ano do Ensino Médio.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.


 

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Leia, com bastante atenção, este artigo de opinião:

 Viver em sociedade

Dalmo de Abreu Dallari

    A sociedade humana é um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas às outras, a fim de que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos.

    Sem vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo. E no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando na cidade, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite dos outros muitas vezes por dia.

    Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, a roupa, a moradia, os meios de transporte e os cuidados de saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica. Toda pessoa humana necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. Além disso, todo ser humano tem suas crenças, tem sua fé em alguma coisa, que é a base de suas esperanças.

    Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana. Assim, por exemplo, se dependesse apenas da vontade, seria possível uma pessoa muito rica isolar-se em algum lugar, onde tivesse armazenado grande quantidade de alimentos. Mas essa pessoa estaria, em pouco tempo, sentindo falta de companhia, sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguém com quem falar e trocar ideias, necessitada de dar e receber afeto. E muito provavelmente ficaria louca se continuasse sozinha por muito tempo.

    Mas, justamente porque vivendo em sociedade é que a pessoa humana pode satisfazer suas necessidades, é preciso que a sociedade seja organizada de tal modo que sirva, realmente, para esse fim. E não basta que a vida social permita apenas a satisfação de algumas necessidades da pessoa humana ou de todas as necessidades de apenas algumas pessoas. A sociedade organizada com justiça é aquela em que se procura fazer com que todas as pessoas possam satisfazer todas as suas necessidades, é aquela em que todos, desde o momento em que nascem, têm as mesmas oportunidades, aquela em que os benefícios e encargos são repartidos igualmente entre todos.

    Para que essa repartição se faça com justiça, é preciso que todos procurem conhecer seus direitos exijam que eles sejam respeitados, como também devem conhecer e cumprir seus deveres e suas responsabilidades sociais.


 
Questões:

1) Explique, de forma argumentada, a seguinte tese defendida pelo autor:

Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana.

 

 

2) Identifique a que se referem os termos sublinhados em:

a) Para que essa repartição se faça com justiça […]

 

b) […] quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a.

 

3) Em consonância com a “Nova Ortografia”, não se acentua mais a palavra ideias, presente no 4º parágrafo do texto. Cite outras palavras que seguem essa regra:

 

4) Assinale a alternativa em que a preposição, utilizada para a união de substantivos, foi empregada de forma inadequada:

a) meios de transporte

b) tristeza da solidão

c) cuidados de saúde

d) quantidade de alimentos

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho. 







7 Comentários para Interpretação de texto – Artigo de opinião – 2º ano do Ensino Médio

  1. Luiz Fernando Albuquerque disse:

    Relevante artigo. Também gostei das questões sobre ele. Parabéns!

  2. Maria do Desterro de Souza disse:

    Atividade relevante. Ajudou-me.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *