Interpretação de texto: A aranha e o buraco da fechadura – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto: A aranha e o buraco da fechadura - 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado é “A aranha e o buraco da fechadura”.

    Baixe esta interpretação em modelo do Word (que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e a atividade respondida.


 

 

    Faça o download desta interpretação em:

 

 

ESCOLA:                                                            DATA:

PROF:                                                                 TURMA:

NOME:

A ARANHA E O BURACO DA FECHADURA

    A aranha precisava encontrar urgentemente um lugar para morar, e por isso andava pelas paredes da casa em que entrara, à procura de um canto onde pudesse abrigar-se adequadamente. Caminhou para cá, caminhou para lá, olhou de um lado, olhou de outro, e já estava se sentindo cansada de tanto bater perna sem descobrir o que desejava, quando resolveu verificar mais de perto a fechadura de uma porta.

    Ela a examinou com cuidado e atenção, primeiramente por fora, depois por dentro, e acabou chegando à conclusão de que finalmente achara o lugar ideal para esconder-se, não só porque seria quase impossível a alguém desconfiar que aquele buraco metálico houvesse se transformado em moradia, mas principalmente pelo fato de que o lugar permitia a quem nele morasse, uma visão ampla e perfeita de tudo o que acontecesse tanto de um lado da porta, como de outro. Satisfeita, a aranha pôs-se a então a imaginar:

    – Lá no alto da porta eu posso tecer uma teia bem trabalhada, onde com toda certeza pegarei muitas moscas; e também uma outra lá na parte de baixo, perto do chão, que é por onde andam os besourinhos. E aqui no meio, bem junto às duas entradas da minha nova casa, uma terceira armadilha, na qual conseguirei armazenar uma boa provisão de mosquitos.

    A aranha estava mais que radiante com a fechadura que acabara de descobrir, uma autêntica fortaleza de ferro, estreita e aparentemente inexpugnável, e isso lhe dava uma sensação de segurança como jamais sentira em qualquer outro momento da vida. E ela permanecia assim, embalada pelo sentimento de confiança absoluta no futuro tranquilo e confortável que o destino havia lhe reservado, quando de repente, ouviu o som de passos que se aproximavam.

    Amedrontada, a aranha correu depressa para o fundo do buraco da fechadura, sem desconfiar que a chave era a legítima proprietária do mesmo, e fora justamente ela quem acabara de chegar e ser colocada em seu lugar, expulsando a invasora da moradia que sequer havia conseguido inaugurar.

    Moral da história: Ninguém  deve  alimentar a ideia  de que pode apoderar-se das coisas que já têm dono.

Baseado em fábula do mesmo nome, de Leonardo da Vinci.

 

Compreensão de texto

1) Qual é o título do texto?

R.:

 

2) Sobre o que fala o texto?

R.:

 

3) Quem é o personagem principal da história?

R.:

 

4) Onde se passa a história?

R.:

 

5) O que a aranha estava procurando? Ela conseguiu o que queria?

R.:

 

6) Quais as vantagens que a aranha encontrou em sua nova casa?

R.:

 

7) Qual foi o problema que a aranha encontrou?

R.:

 

8) Explique com suas palavras o que quer dizer a moral da história.

R.:

 

9) Circule no texto os adjetivos que encontrar.

 

10) Se você fosse a aranha que lugar você escolheria para fazer sua casa? Justifique sua resposta.

R.:

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

 






7 Comentários para Interpretação de texto: A aranha e o buraco da fechadura – 4º ou 5º ano

  1. Site maravilhoso, parabéns pelos trabalhos disponíveis aqui,foi muito proveitoso para minhas aulas, que bela atitude compartilhar. Deus os abençõe.

  2. Eva Advíncula disse:

    Parabéns! As atividades são ótimas.

  3. maria de lourdes de oliveira disse:

    As atividades sâo excelentes.

  4. Edileusa Sousa dos Santos disse:

    Que deus continue iluminando quem teve a ideia de postar tantas atividades maravilhosas. Parabéns e muito obrigada.

  5. Neide disse:

    Adoro esse site aproveito muitas atividades, são excelentes estão de parabéns!

  6. Hoje é a primeira vez que acesso o site, mas posso dizer pelo que já li das atividades é excelente, contribui muito para nos ajudar no cotidiano escolar, onde os alunos na sua maioria vem cada vez mais desinteressados a ler, escrever ou calcular algo que é do seu cotidiano familiar.Parabéns pelo site e pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *