Atividades sobre pontuação – 5º ano

Essa é uma atividade voltada a mostrar a importância dos sinais de pontuação e como eles podem modificar um texto.

Essa atividade está disponível em formato Word, pronta para imprimir.

Faça o Download da atividade em formato Wordsinais de pontuação

 

 

 

Nome: _____________________________________ Data: ____/____/______

Sinais de pontuação

            Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.

A herança

            Um homem rico esta muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:

“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”

            Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.

            Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.

  • O sobrinho pontuou da seguinte forma:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”

  • Já a irmã pontuou assim:

“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”

  • O padeiro fez a pontuação que julgou correta:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”

  • E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”

            Como não entrou-se em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.

Texto adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.

 

 

Interpretação de texto

1)    Qual é o assunto principal do texto?:

a)    (    ) a herança

b)    (    ) a pontuação

c)    (    ) a família

2)    Quantos personagens estão disputando a herança?

a)    (    ) 6

b)    (    ) 4

c)    (    ) 10

 

3)    Esse texto é ?

d)    (    ) informativo

e)    (    ) descritivo

f)     (    ) narrativo

 

4)    Qual é o título do texto? Quem é o autor?

_____________________________________________________________

 

5)    Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

 

6)    Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

 

7)    Diga como se chama e qual a função dos sinais abaixo.

a)    ? =

b)    ! =

c)    . =

d)    =

e)     =

f)     , =

 

1)    Qual sua opinião sobre a atitude do juíz? Justifique.

_____________________________________________________________

 

2)    Se você fosse o juiz o que faria? Justifique.

_____________________________________________________________

 

3)     Como você pontuaria esse texto se fosse .

Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa

 

a)    Se você fosse o neto

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Se você fosse a neta

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    Se você fosse Renata

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)    Se você fosse o filho

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e)    Se você fosse Elisa

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 




Curta nossa página no Facebook







Deixe um comentário, nos diga o que achou, sua informação é muito importante. Afinal esse site é feito de professor para professor.

13 Respostas to “Atividades sobre pontuação – 5º ano”

  1. diulia disse:

    eu sou professora do 5 ano e adorei as atividades.

  2. Maria Paula Chaves Moreira disse:

    PARABÉNS, ADOREI AS ATIVIDADES POSTADAS POR VCS, SOBRE PONTUAÇÃO. BJS

  3. rosangela anacleto disse:

    Não sou professora,sou mãe e amo este site, daqui eu tiro algumas atividades para reforçar os estudos do meu menino que cursa o 4º ano!E vai muito bem.

  4. Sônia disse:

    Sou professora e adorei essas atividades.
    Parabéns pela criatividade e bondade de compartilhar conosco.
    Felicidades!

  5. Vera Regina de Souza disse:

    muito legal ,tanto o texto quanto as atividades.

  6. Vera Regina de Souza disse:

    muito legal,tanto o texto quanto as atividades

  7. Barbara Maysa disse:

    ótimo

  8. ana victorya disse:

    legal gostei me ajudou mt

  9. Priscila Ferreira disse:

    Gostei das atividades, obrigada me ajudou muito. Valeu!!!

  10. Queli disse:

    Conheço este texto por ” O testamento” adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite.Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.
    E atualmente em Português: linguagens (William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães), 5ª edição,SP, 2009, p.169.
    Parabéns pela iniciativa!

  11. amanda disse:

    aprendi, muito obrigada

  12. Alê Florzinha disse:

    Amei as atividades,estão de parabéns.

Deixe uma resposta