Atividade de português: Reticências – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Reticências - 9º ano

    Atividade de português, voltada para os estudantes do 9º ano, propõe o estudo das reticências, tomando-se como referência, fragmento de reflexivo texto sobre os caminhos tomados pela humanidade, sob o olhar de Charles Chaplin.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

 

    Faça o download desta atividade em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este fragmento escrito por Charles Chaplin:

    O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens… levantou no mundo as muralhas do ódio… e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

    Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

História da minha vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965.

 

Questão 1 – Em todos os segmentos, registra-se claramente a ideia de adversidade criada pelo autor, exceto em:

a) “Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela.”

b) “A máquina, que produz abundância, tem nos deixado em penúria.”

c) “Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos […]”

d) “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.”

 

Questão 2 – O adjetivo “empedernidos” poderia ser substituído por:

a) endurecidos

b) entristecidos

c) enfraquecidos

d) enlouquecidos

 

Questão 3 – Em “Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.”, a expressão destacada retoma:

 

Questão 4 – Na passagem “Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.”, a vírgula sinaliza:

a) a inserção de uma explicação.

b) a inversão na ordem de constituintes da oração.

c) a omissão de termo oracional.

d) o isolamento de elemento com valor adverbial.

 

Questão 5 – No segundo período do texto, as reticências indicam:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *