Atividade de português: Pretérito imperfeito – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Pretérito imperfeito - 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 9º ano, propõe o estudo do pretérito imperfeito, por meio de texto, que nos conta curiosidades relativas à história da Geometria. A atividade compõe-se de questões de múltipla escolha.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

    Por volta de 500 a.C., as primeiras universidades eram fundadas na Grécia. Tales e seu discípulo Pitágoras coligiram todo o conhecimento do Egito, da Etrúria, da Babilônia, e mesmo da Índia, para desenvolvê-los e aplicá-los à matemática, navegação e religião. A curiosidade crescia e os livros sobre Geometria eram muito procurados. Um compasso logo substituiu a corda e a estaca para traçar círculos, e o novo instrumento foi incorporado ao arsenal dos geômetras. O conhecimento do Universo aumentava com rapidez e a escola pitagórica chegou a afirmar que a Terra era esférica, e não plana. Surgiam novas construções geométricas, e suas áreas e perímetros eram agora fáceis de calcular. […]

Dicionário enciclopédico Conhecer. São Paulo: Abril Cultural, 2003.

 

Questão 1 – No trecho “Por volta de 500 a.C., as primeiras universidades eram fundadas na Grécia.”, a parte grifada funciona sintaticamente como:

a) adjunto adverbial

b) complemento nominal

c) locução prepositiva

d) adjunto adnominal

 

Questão 2 – Em “Tales e seu discípulo Pitágoras coligiram todo o conhecimento do Egito, da Etrúria, da Babilônia […]”, o termo destacado poderia ser substituído por:

a) questionaram

b) produziram

c) revisaram

d) ajuntaram

 

Questão 3 – Na parte “Um compasso logo substituiu a corda e a estaca para traçar círculos […]”, a conjunção sublinhada estabelece uma relação de:

a) oposição

b) conclusão

c) continuidade

d) explicação

 

Questão 4 – Na parte “O conhecimento do Universo aumentava com rapidez e a escola pitagórica […]”, o verbo no pretérito imperfeito indica uma ação:

a) finalizada em um passado recente.

b) habitual no passado.

c) ocorrida em um passado remoto.

d) já concluída.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho. 

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *