Atividade de português: Os conectivos e seus efeitos de sentido “Clarice Lispector” – Ensino médio

Atividade de português: Os conectivos e seus efeitos de sentido “Clarice Lispector” - Ensino médio

    Atividade de Português, direcionada aos estudantes do Ensino Médio, visando ao estudo dos conectivos na construção de máximas escritas por Clarice Lispector. 

    Você pode fazer o download desta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 


 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Os conectivos e os seus efeitos de sentido

    Há diversificados elementos que são utilizados no encadeamento das ideias em um texto, formando um todo articulado e harmônico. Com o intuito de se perceber a importância dos conectivos, propõe-se a leitura de máximas de Clarice Lispector. No espaço indicado, complete com o conectivo adequado e, em seguida, explicite o sentido expresso por ele no contexto de cada máxima:

conectores

 

1) “Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo ____________ de chuvas tempestivas ____________ das grandes ventanias soltas, _____________ eu também sou o escuro da noite.”

Efeito de sentido: __________________________________ 

 

2) “Que ninguém se engane, __________ se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”.

Efeito de sentido: __________________________________

 

3) “Sou como você me vê. Posso ser leve ___________ uma brisa ou forte ___________ uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar.”.

Efeito de sentido: __________________________________

 

4) “Não quero ter a terrível limitação de quem vive _____________do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.”.

Efeito de sentido: __________________________________

 

5) “… estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, _____________ não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda.”.

Efeito de sentido: __________________________________

Máximas disponíveis em:  <http://pensador.uol.com.br>. 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *