Atividade de português: Concordância “A maioria de” – 9º ano

Atividade de língua portuguesa: Concordância "A maioria de" - 9º ano

    Atividade de Português permite que os estudantes do 9º ano analisem a concordância da expressão quantitativa “A maioria de”, na notícia Ipês dão o tom do inverno em Belo Horizonte

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Ipês dão o tom do inverno em Belo Horizonte

O rosa e o roxo colorem vias, parques e jardins da capital, no espetáculo da floração, que faz parte do calendário de atrações da temporada na cidade

    Um mês sem chuvas e Belo Horizonte começa a ganhar as cores dos ipês cor-de-rosa e roxos, num espetáculo que terá seu ponto alto em agosto, com a chegada do amarelo, o mais característico da região de mata atlântica da Serra do Curral e de cerrado, na Pampulha. De acordo com o doutor em ecologia Sérvio Pontes Ribeiro, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a maioria das espécies nas vias, parques e jardins da capital são nativas, sendo que apenas os ipês em tons de rosa, comuns nas principais avenidas do Centro de BH, vieram da Costa Rica.

    Ribeiro explica que a floração da espécie é um “gatilho fisiológico” da planta em resposta ao período de seca: as folhas caem e o botão, com o acúmulo de água, floresce. Para quem passa pelas ruas da capital é puro deleite. E, se este ano os ipês não apresentarem o mesmo volume de flores visto em 2015, não é preciso se preocupar, pois se trata de um ajuste evolutivo da espécie, que ocorre ano a ano, para evitar os predadores de suas sementes.

    E se agora começam a ser vistos os ipês-roxos, não espere uma sequência pré-determinada de cores. Sérvio Ribeiro diz que não há qualquer escala, embora haja uma tendência de que o ipê amarelo floresça em agosto, já que resiste mais às condições secas. No mais, câmera nas mãos e aproveite esse espetáculo até que venha a primavera.

ipe

Foto: Jair Amaral

Jornal “Estado de Minas”. 

Disponível em: http://www.em.com.br. Acesso em: 15/07/16.

 

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) conscientizar

b) entreter

c) instruir

d) informar

 

Questão 2 – “No mais, câmera nas mãos e aproveite esse espetáculo até que venha a primavera.”. O tom desse segmento, criado pelo imperativo, é o de:

a) ordem

b) pedido

c) convite

d) desejo

 

Questão 3 – “[…] a maioria das espécies nas vias, parques e jardins da capital são nativas […]”.

a) Identifique o sujeito a que se refere o verbo na oração acima:

 

b) Em consonância com a norma culta, o referido verbo poderia ser flexionado no singular? Explique:

  

Questão 4 – O item abaixo em que o elemento destacado tem seu valor semântico corretamente identificado nos parênteses é:

a) “[…] o mais característico da região de mata atlântica da Serra do Curral […]” (adição)

b) “[…] sendo que apenas os ipês em tons de rosa […] vieram da Costa Rica.” (restrição)

c) “[…] para evitar os predadores de suas sementes.” (causa)

d) “[…] não há qualquer escala, embora haja uma tendência […]” (oposição)

 

Questão 5 – Na passagem “Ribeiro explica que a floração da espécie é um “gatilho fisiológico” da planta em resposta ao período de seca: as folhas caem e o botão, com o acúmulo de água, floresce.”, os dois pontos anunciam:

a) uma citação.

b) uma enumeração.

c) uma explicação.

d) uma exemplificação.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Um comentário para Atividade de português: Concordância “A maioria de” – 9º ano

  1. Sara disse:

    Bom dia!

    Depois que encontrei este site,consulto-o com frequência.
    As atividades são arrumadas cuidadosamente e o fato de estarem prontas para imprimir é demais!
    Indiquei vocês para outros professores da escola onde leciono.
    Parabéns!!!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *