Atividade de português: Concordância “A maioria de” – 8º ano

Atividade de português: Concordância "A maioria de" - 8º ano

    Atividade de português, direcionada aos alunos do 8º ano, visa à análise da concordância da expressão a maioria de, por meio de texto que discorre sobre o futebol. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

    O futebol é um dos esportes mais conhecidos no nosso país, e há quem o considere a maior diversão do povo brasileiro.

    Um grande jogo de futebol pode reunir pessoas de várias regiões de um país e até de várias partes do mundo. Os estádios lotados mostram, além das torcidas organizadas, uma miscigenação de pessoas em que, geralmente, não há distinções étnicas, religiosas, socioeconômicas.

    A maioria dos cidadãos torce por determinado time de futebol. A preferência se dá por livre escolha, pela emoção de torcer e pelo prazer de admirar seus jogadores prediletos.

    […]

Disponível em: http://www.fussballtempel.net.

 

Questão 1 – Na parte “[…] e há quem o considere […]”, o termo destacado substitui:

a) o futebol

b) povo brasileiro

c) um grande jogo de futebol

d) time de futebol

 

Questão 2 – Em “A maioria dos cidadãos torce por determinado time de futebol.”, o verbo grifado poderia ser flexionado no plural? Explique:

  

Questão 3 – Na passagem “Um grande jogo de futebol pode reunir pessoas de várias regiões de um país e até de várias partes do mundo.”, a palavra destacada indica uma:

a) correção

b) inclusão

c) prioridade

d) ênfase

 

Questão 4 – No trecho “A preferência se dá por livre escolha, pela emoção de torcer e pelo prazer de admirar seus jogadores prediletos.”, a vírgula sinaliza:

a) uma inserção de termo explicativo.

b) uma enumeração de aspectos.

c) uma inversão na ordem das orações.

d) uma omissão de termo oracional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *