Atividade de português: Coerência e coesão textual – 9º ano

Atividade de português: Coerência e coesão textual - 9º ano

    Atividade de português, proposta aos alunos inseridos no 9º ano, visa ao entendimento do processo de construção da coerência e coesão textual na notícia “Trabalhar mais de 45 horas por semana faz mal ao coração, diz estudo”, escrita por Jairo Bouer.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 


 

 

    Faça o download desta atividade de português em:

 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

 

Atividade – Coerência e Coesão Textual 

 

    Os trechos abaixo constituem uma notícia, porém estão fora da sequência correta. Ordene-os de modo a integrarem um texto corente e coeso.

Trabalhar mais de 45 horas por semana faz mal ao coração, diz estudo

Jairo Bouer

____ Em outras palavras, indivíduos que trabalharam 55 ou mais horas ao longo de uma década apresentaram um risco 16% mais alto de doença cardiovascular. E, entre aqueles que seguiram uma jornada de 60 horas ou mais, pelo mesmo período, o risco foi 35% maior.

____ O estudo levou em consideração eventos como angina, doença coronariana, insuficiência cardíaca, infarto, derrame e pressão alta. O risco dessas ocorrências, na população estudada, foi de 43% e não variou muito entre quem trabalhava entre 40 e 45 horas. Mas, além desse período, o risco aumentou cerca de 1% a cada hora a mais.

____ Os resultados foram publicados no Journal of Occupational and Environmental Medicine e divulgado no jornal britânico Daily Mail.

____ Trabalhar mais de 45 horas por semana, ao longo de uma década, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Para quem atua em período integral, essa propensão aumenta a cada hora adicional trabalhada, segundo pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

____ Eles analisaram dados de mais de 1.900 participantes de um estudo de longo prazo sobre saúde e trabalho. Todos estavam empregados há pelo menos dez anos. A equipe descobriu que, entre os que atuam em período integral, o risco é significativamente maior para quem trabalha além da faixa de 40 a 45 horas por semana.

Disponível em: <http://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br>

Assinale a sequência:                                                                                                                              

a) 4, 2, 5, 1, 3.                                                                                                 Foto - Noticia

b) 4, 3, 5, 1, 2.

c) 3, 1, 4, 5, 2.

d) 5, 2, 4, 1, 3.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

As respostas estão no link acima do cabeçalho.




Um comentário para Atividade de português: Coerência e coesão textual – 9º ano

  1. AMEI OS TEXTOS , AS ATIVIDADES , SÃO BEM CRIATIVOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *