Atividade de português: Advérbio de intensidade – 8º ano

Atividade de língua portuguesa: Advérbio de intensidade - 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 8º ano, propõe o estudo do advérbio de intensidade, por meio de texto sobre o livro Brás – o pequeno viajante, escrito por Paula Novaes. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

    Baixe esta atividade em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:  

Brás e o livro que veio do lixo

    Brás era um menino que morava em uma favela e se esforçava muito para trabalhar e ajudar sua avó, sobrando pouco tempo para brincar e estudar. Apesar da vida difícil, ele sabia bem como soltar a imaginação. Em meio às roupas que sua avó lavava para ganhar algum dinheiro, Brás criou um circo em que as crianças poderiam fazer tudo o que quisessem, como brincar, tomar sorvete ou comer pipoca. O nome? Fácil: o circo do “Pode tudo”!

    Um belo dia, o menino encontrou um livro em um saco de lixo e sua imaginação foi ainda mais longe. Brás passou a ter seu próprio planeta com formato de biscoito e viajou por muitos outros lugares. No meio da aventura, ele até se apaixonou pelo bem mais precioso que existe: a água.

    Quer saber como essa história termina? Então, confira o livro Brás, o pequeno viajante, que foi inspirado na obra O Pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

livro Bras

Disponível em: http://chc.org.br/bras-e-o-livro-que-veio-do-lixo/.  

Acesso em: 06/08/16.

 

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) divulgar o livro “Brás”.

b) mostrar a importância do cuidado com o planeta.

c) destacar a necessidade de se soltar a imaginação.

d) narrar as aventuras de Brás.

 

Questão 2 – Grife os advérbios que indicam intensidade nos trechos a seguir:

a) “Brás era um menino que morava em uma favela e se esforçava muito para trabalhar […]”.

b) “No meio da aventura, ele até se apaixonou pelo bem mais precioso que existe: a água.”

 

Questão 3 –Então, confira o livro Brás […]”, o termo destacado indica uma:

a) oposição

b) consequência

c) explicação

d) conclusão

 

Questão 4 – Em “[…] e ajudar sua avó, sobrando pouco tempo para brincar e estudar.”, a vírgula introduz um verbo na forma de:

(     ) particípio

(     ) gerúndio

(     ) infinitivo

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *