Atividade de interpretação de texto e gramática – 4º ano

interpretação-de-texto-e-gramática 4º ano

Esta é uma atividade de interpretação de texto em conjunto com atividades de gramática, esta atividade é voltada a alunos do quarto ano do ensino fundamental.

Faça o download desta atividade em Word (que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir).

 

 

 

 

 

Baixe esta atividade em:

 

 

 

Escola ________________________________________Data:_____/_____/_____

Prof:______________________________________________Turma:____________

Nome:______________________________________________________________

 

Atividade de interpretação de texto e gramática

 

A memória dos peixes

 

O sítio tinha muitos lugares bons. Porém, Ade e Amis gostavam mais da sombra da velha figueira. Só que, às vezes, no escurecer, tinham que sair de lá por causa dos mosquitos. O velho Amis explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.

Mas na hora de crescerem, os peixinhos escolhiam as águas calmas das baías, que o rio formava lá bem abaixo.

A menininha escutava Amis, enquanto olhava os lambaris que subiam em fileiras de três, às vezes em fileiras de quatro ou cinco, rio acima.

Mais para o meio do rio, um cardume de piraputangas também subia. De vez em quando ela via ondinhas que elas provocavam quando nadavam quase à flor d´água.

– Amis, Amis, chamou a menininha.

– O que foi, Ade?

– Amis, tem coisas da minha vida que eu já esqueci.

– E daí?

– Daí que eu queria saber. Esses peixes, nadando, sem parar, contra a correnteza.

O velho franziu as sobrancelhas.

– Eu queria – continuou a menininha – eu queria saber como é. Esses peixes se lembram das baías da sua infância?

O velho Amis abraçou aquela menina chamada Ade. Abraçou aquela menininha bem forte. Ele queria que ela nunca se esquecesse.

SCAFF, Ivens Cuiabano. Uma maneira simples de voar. Entrelinhas: Cuiabá, 2006, p.21.

 

 

 

 

 

Questões

  1. Amis era

(A) um lambari.

(B) uma menina.

(C) um peixe.

(D) um velhinho.

 

  1. Ade era uma

(A) baía.

(B) flor.

(C) menininha.

(D) piraputanga.

 

  1. No sítio, de que lugar Ade e Amis mais gostavam?

___________________________________________________________________

 

  1. Por que os dois não podiam ficar lá quando anoitecia?

___________________________________________________________________

 

  1. Completem, de acordo com o texto:

a) Para namorar, os peixes gostavam de ___________________________.

b) Para crescer, os peixes escolhiam _______________________________.

 

  1. No texto, encontramos algumas palavras no diminutivo: peixinhos, menininha, ondinhas. Essas palavras podem expressar tamanho ou emoção. No conto que estamos estudando, elas indicam:

I.        Tamanho:
(A) grande.

(B) médio.

(C) normal.

(D) pequeno.

II.        Emoção:
(A) alegria.

(B) carinho.

(C) medo.

(D) raiva.

 

  1. Em “O velho franziu as sobrancelhas”, o narrador quer dizer que ele ficou

(A) aborrecido.

(B) curioso.

(C) pensativo.

(D) preocupado.

 

  1. Das frases abaixo, marque aquela que se refere diretamente ao tema do conto.

(A) Amis, tem coisas da minha vida que eu já esqueci.

(B) Ades olhava os lambaris que subiam em fileiras de três.

(C) Esses peixes se lembram das baías da sua infância?

(D) O velho Amis explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.

  1. Leia e observe as palavras abaixo, depois separe-as em dois grupos:

 

estádio – Inês – você – elástico – até – agência – córrego – pêssego – inglês – pés – céu – avô – André – judô – avó – Mônica – lâmpada – cipó – paletó – mecânico – água

Acento agudo                                                                     Acento circunflexo

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

 

10 – Complete com C ou Ç. Depois copie as palavras:

a)    ___ebola: ____________________      

b)    Fuma____a: __________________

c)    ba____ia:  ____________________

d)    cabe____a: ___________________

e)    mo____o:___________________

f)     ____edo: ___________________

g)    pa____oca: _________________

h)   ____idade:__________________

 

 

 




Curta nossa página no Facebook






Deixe um comentário, nos diga o que achou, sua informação é muito importante. Afinal esse site é feito de professor para professor.

3 Respostas to “Atividade de interpretação de texto e gramática – 4º ano”

  1. luciene disse:

    Otimos textos adoreiii ,só falta deixar com respostas

Deixe uma resposta