Atividade de português: Conjunção – 2º ano do ensino médio

Atividade de português: Conjunção - 2º ano do ensino médio

   Atividade de Português propõe, aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, a análise do emprego da conjunção como, no texto que trata da origem e da expansão do “amendoim”. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Origem e expansão

    O amendoim (em tupi, “Mani”, que significa enterrado) é um alimento popular em todas as regiões do Brasil, e pode ser consumido tanto doce como salgado. A semente faz parte da cultura brasileira, e é ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé-de-moleque, bolos e até sorvetes. Embora sua origem não seja certa, há relatos de que o amendoim tenha surgido na América do Sul.

    Alguns especialistas acreditam que a leguminosa foi descoberta no Brasil ou tenha surgido na região do Gran Chaco, localizada entre o Paraguai, norte da Argentina e Peru. Porém, há documentos de 3.800 a.C. a 2.900 a.C., que afirmam que a semente surgiu ao leste dos Andes, onde era muito utilizada pelos indígenas.

    Outra informação que se perdeu na história é quando o amendoim começou a ser utilizado. De acordo com Evaristo Eduardo e Miranda, chefe geral da EMBRAPA Monitoramento por Satélite, ele foi descoberto e explorado bem antes de os atuais índios surgirem.

    Pesquisas dão conta de que, num passado remoto, os chineses já eram grandes cultivadores da planta. Nessa linha, trabalhos artesanais muito antigos, como potes e vasos de barro no formato do amendoim, demonstram que os povos sul-americanos também conhecem a leguminosa há tempos.

    Mais um fato interessante é que amendoins foram encontrados nos túmulos dos incas, para que, seguindo a crença, os mortos pudessem se alimentar durante a passagem para “o outro lado”.

amendoim

Disponível em: http://www.abicab.org.br. Acesso em: 25 de junho de 2016.

 

Questão 1 – Assinale a alternativa em que a referência ao amendoim é feita por meio de uma forma pronominal:

a) “[…] é ingrediente principal de muitas receitas tradicionais […]”.

b) “Embora sua origem não seja certa […]”.

c) “Alguns especialistas acreditam que a leguminosa foi descoberta no Brasil […]”.

d) “[…] os chineses já eram grandes cultivadores da planta.”.

 

Questão 2 – A semente faz parte da cultura brasileira, e é ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé-de-moleque, bolos e até sorvetes. Nesse segmento, a conjunção “como” introduz:

a) uma exemplificação

b) uma enumeração

c) uma comparação

d) uma sugestão

 

Questão 3 – Identifique outra passagem do texto, na qual a conjunção “como” exerce a finalidade identificada anteriormente:

  

Questão 4 – Porém, há documentos de 3.800 a.C. a 2.900 a.C., que afirmam que a semente surgiu ao leste dos Andes, onde era muito utilizada pelos indígenas. Esse período, por intermédio da conjunção destacada, estabelece com o período anterior a relação de:

a) adição

b) tempo

c) adversidade

d) lugar

 

Questão 5 – No trecho Mais um fato interessante é que amendoins foram encontrados nos túmulos dos incas, para que, seguindo a crença, os mortos pudessem se alimentar durante a passagem para “o outro lado”, as aspas foram colocadas para:

a) mostrar uma forma gramaticalmente inaceitável.

b) indicar um modo de falar pouco conhecido.

c) sinalizar uma citação de autoria alheia.

d) destacar uma expressão empregada fora de seu contexto habitual.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *