Interpretação de texto: Poema com rima – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do 7º ano, visa ao estudo de poema escrito por Patativa do Assaré. A rima e o emprego da 1ª pessoa são contemplados na abordagem desse texto. 

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.


 

    Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este poema, escrito por Patativa do Assaré:

Cresci entre os campos belos

De minha adorada Serra,

Compondo versos singelos

Brotados da própria terra,

Inspirados nos primores

Nos campos com suas flores

De variados formatos

Que pra mim são obras-primas,

Sem nunca invejar as rimas

Dos poetas literatos.

Ispinho e fulô. Fortaleza: UECE, 2001.

Questão 1 – O poema lido tem a finalidade de:

a) contar uma história de vida.

b) caracterizar a Serra, onde vivia o poeta.

c) destacar a importância da criação de versos.

d) criticar a obra dos poetas literatos.

Questão 2 – Em todos os versos, nota-se a marca da 1ª pessoa, exceto em:

a) “Cresci entre os campos belos”.

b) “De minha adorada Serra”.

c) “Brotados da própria terra”.

d) “Que pra mim são obras-primas”.

Questão 3 – Identifique a alternativa em que um substantivo rima com um adjetivo:

a) “belos” e “singelos”.

b) “primores” e “flores”.

c) “formatos” e “literatos”.

d) “obras-primas” e “rimas”.

Questão 4 – Registra-se um traço da linguagem informal em:

a) “Compondo versos singelos”.

b) “Inspirados nos primores”.

c) “De variados formatos”.

d) “Que pra mim são obras-primas”.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.







Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *