As histórias infantis e a transmissão de valores

    As histórias infantis sempre trazem valores em seu interior, cabe ao educador decidir de que forma e como explorar esta oportunidade. 


 

    Às vezes até mesmo para adultos, que já tem mais vivência de mundo, é difícil ler nas entrelinhas e identificar qual é a melhor atitude para alcançar um resultado, imagine como é complicado para uma criança entender essa relação.

    Para uma criança é mais difícil pensar em certo e errado no que se refere aos valores humanos, pois é uma coisa muito abstrata.

    É nesse contexto que as histórias infantis vêm trazer a visualização destes conceitos, em um ambiente de fantasia, por meio de personagens e suas atitudes em seu dia a dia. Mostrando a criança que todas as atitudes têm uma consequência, por meio de uma história prazerosa e inspiradora.

    Os contos trazem personagens ou personificações com atitudes muito próximas ao cotidiano do aluno, trazendo um referencial palpável, para que a criança consiga assimilar que uma determinada atitude ou um determinado conceito sobre algo, certo ou errado, sempre acarreta uma consequência. Visto que analisar uma situação estando fora dela é muito mais fácil, fica mais simples a criança fazer uma análise dos comportamentos corretos ou não se ela não estiver inserida.

    As histórias trazem o abstrato a compreensão das crianças, aumentando assim sua vivência e experiência, tornando assim melhor suas possibilidades dentro dos relacionamentos sociais.

    O educador pode proporcionar uma sistematização melhor de conceitos abstratos e trabalhar a criticidade do aluno por meio da leitura de histórias para seus alunos.

    As histórias ensinam a criança a crescer e a pensar.

 







2 Comentários para As histórias infantis e a transmissão de valores

  1. Terezinha Silva Lemos disse:

    Oi Denise gostaria de parabeniza-la pelo seu fiz trabalho que tem sido de grande ajuda,li todos os artigos que você me mandou estão muito bons.Comentei com Kele do DiDi sobre seu trabalho e ela te mandou um abraço.Continue me enviando seus artigos.Vou divulgar seu site nas escolas que trabalho,quanto as matérias de geografia e história gostaria que mandasse para mim atividades envolvendo imigraçao migração…pois são matérias em que não se encontra muita coisa sempre vejo reclamações de colegas na dificuldade para elaborar atividades,no mais parabéns sucesso e um forte abraço

  2. Márcia Passinho disse:

    Amei este saite. Nota 10. Tem me ajudado muito nas minhas aulas.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *